Áreas de atuação

Ambiental e Resíduos

Qualidade de Trigo

Solos e Plantas

Bromatologia

Fertilizantes e
Corretivos

Ambiental e Resíduos

A área de análises ambientais e resíduos do abcLab atua em pesquisa e desenvolvimento de métodos de análises de diversas moléculas e matrizes, visando atender as demandas das cooperativas, cooperados, pesquisadores internos e empresas parceiras, além de realizar análises físico-químicas e microbiológica em águas e efluentes.

Águas e efluentes: pacote de análises de potabilidade de água, análise de efluentes, pacote de outorga, água para pulverização e irrigação.

Resíduos de agrotóxicos: determinação de traços de resíduos de agrotóxicos e contaminantes em amostras diversas. Os métodos são desenvolvidos de acordo com o LMR – limite máximo de resíduo, estabelecidos pela Anvisa.

Micotoxinas: metabólitos de fungos que se desenvolvem naturalmente em ambientes com alta temperatura e umidade, analisamos aflatoxinas, fumonisinas, ocratoxina, tricotecenos e zearalenona.

Teor de produto formulado (agrotóxico): análise da concentração de ingrediente ativo presente nas mais diversas formulações.

Tratamento de semente: confirmação da concentração de agrotóxicos.

Saiba mais…

 

Qualidade de Trigo

A área de Qualidade do Trigo da Fundação ABC é um laboratório estruturado e especializado em análises reológicas e físico-químicas para as matrizes trigo e farinha de trigo. Atua como provedor do comparativo de resultados entre laboratórios, com o intuito de verificar a qualidade de um resultado analítico através da incerteza a ele associada, auxiliando na detecção de erros e propiciando um aprimoramento contínuo das técnicas operacionais, buscando constantemente a qualidade das medições e auxiliando na identificação de problemas analíticos.

Preparo de amostras de grão de trigo: limpeza da amostra; umidade do grão; processo de aceleração de umidificação do trigo – mixer; moagem do trigo grão

Peso hectolítrico no grão de trigo

Umidade na farinha de trigo

Alveografia na farinha de trigo: energia e deformação da massa (W); tenacidade (P); extensibilidade (L) tenacidade/extensibilidade (P/L); índice de elasticidade (Ie)

Amido danificado

Cinzas na farinha e grão de trigo

Cor na farinha de trigo

Extensografia na farinha de trigo: energia (A); resistência a extensão (R); resistência máxima (RM); extensibilidade; número proporcional (R/E)

Farinografia na farinha de trigo: absorção de água; tempo de desenvolvimento; estabilidade; índice de tolerância à mistura

Glúten na farinha de trigo: úmido; índex; seco

Micotoxinas DON na farinha de trigo

Microscopia na farinha de trigo

Número de queda (falling number) na farinha de trigo

Saiba mais…

 

Solos e Plantas

O abcLab realiza a análise completa em amostras de solos e tecido vegetal para o manejo adequado da nutrição dos cultivos. Os nossos resultados permitem a avaliação química e física do solo, importantes para a nutrição das plantas e são subsídios à recomendação de adubação e calagem.
A análise de solo é um pré-requisito para instituições financeiras que fornecem crédito rural e seguro agrícola, desta forma temos pacotes específicos para sua necessidade.
A análise de tecido vegetal é importante para a avaliação do estado nutricional das plantas, o que permite a rápida correção via adubação foliar ou no solo, também avaliamos possíveis contaminações.
O laboratório de Solos da Fundação ABC é acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro, sob o número CRL 0616, para realização de ensaios de solos em conformidade com a NBR ISO/IEC 17025.

Análises de solos:
Rotina: potencial hidrogeniônico (pH), hidrogênio + alumínio (H+Al), alumínio (Al), matéria orgânica (M.O.), fósforo resina (P), cálcio (Ca), magnésio (Mg), potássio (K), soma de bases (SB), capacidade de troca de cátions (CTC), saturação de bases (V%).

Micronutrientes: cobre (Cu), ferro (Fe), manganês (Mn), zinco (Zn); boro (B).

Física (textura): areia, silte e argila.

Adicionais: enxofre (S), nitrogênio total (N), nitrogênio inorgânico, silício (Si), carbono orgânico, carbono total, densidade real, densidade aparente, fósforo Mehlich, fósforo remanescente, silício, metais pesados (Cd, Ni, Pb, Hg, As, Cr, Se), macro e micro total (Ca, Mg, K, P, S, Al, B, Cu, Fe, Mn, Zn), pH (H2O) e umidade.

Análise de tecido vegetal:
Macro e micronutrientes: nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K), cálcio (Ca), magnésio (Mg), enxofre (S), boro (B), cobre (Cu), ferro (Fe), manganês (Mn) e zinco (Zn).

Metais pesados: cádmio (Cd), níquel (Ni), chumbo (Pb), mercúrio (Hg), arsênio (As), cromo (Cr) e selênio (Se).

Adicionais: peso verde – peso seco, matéria seca à 60°C, silício (Si), sódio (Na), alumínio (Al), cobalto (Co), molibdênio (Mo).

Saiba mais…

 

 

 

Bromatologia

A área de Bromatologia atua na prestação de serviços de análises físico-químicas em diversas matrizes com o objetivo de determinar a concentração de elementos químicos que será utilizada como ferramenta para acompanhamento de processos, controle de qualidade e para tomada de decisão.

Moagem de amostras: O abcLab realiza a moagem das amostras em ensiladeira e/ou em moinhos de faca ou martelo.

Coleta de amostras: serviço de coleta de amostras de silagem e de água, nossos colaboradores estão treinados para oferecer um serviço de qualidade e segurança, com técnicas de amostragem adequadas.

Análise NIRS: A Espectroscopia de Infravermelho Próximo, do inglês Near Infrared Spectroscopy (NIRS), é uma técnica para análise quantitativa de componentes orgânico, que consiste na absorção da luz infravermelha de 1100 nm a 2500 nm, em comparação com uma curva de calibração construída a partir de amostras realizadas pelo método convencional (químico), que permite a liberação de resultados rápidos, sem destruição da amostra e sem a utilização de produtos químicos, contamos com pacote de análises básico e completo.

Análise química: determinação da composição química e de contaminantes em diferentes matrizes por meio de métodos de referência.

Saiba mais…

 

 

Fertilizantes e Corretivos

O laboratório da Fundação está cadastrado ao Ministério da Agricultura (MAPA), número PR-00142, para a realização das análises em fertilizantes e corretivos agrícolas.
Os fertilizantes e corretivos agrícolas são importantes para o aumento da produtividade das culturas, e a garantia da qualidade desses insumos adquiridos pelo produtor se faz necessário para se alcançar a máxima eficiência. As análises desenvolvidas no abcLab são realizadas de acordo com os métodos descritos no manual do Ministério da Agricultura.

Fertilizante químico: controle e garantia de qualidade dos fertilizantes nitrogenados, fosfatados, potássicos (NPK), além dos teores de macronutrientes secundários, micronutrientes e contaminantes.

Fertilizante orgânico: a determinação do teor de nutrientes (NPK) e matéria seca (MS) presentes no material para a determinação da quantidade correta a ser aplicada na lavoura afim de garantir maior produtividade, com pacotes de análises diferenciados para atender a demanda de licenciamento ambiental.

Calcário: determinação da qualidade e a reatividade do corretivo, com análise dos níveis de óxido de magnésio, óxido de cálcio e granulometria, além de contaminantes.

Pacote Básico: CaO, MgO, PN, PRNT, peneiras e umidade.

Análises complementares: cloro solúvel, enxofre (S), metais pesados e silício (Si).

Micronutrientes: boro (B), cobre (Cu), ferro (Fe), manganês (Mn) e zinco (Zn).

Saiba mais…

 

abcLab - Sede
Tel: +55 42 3233-8630 / 3233-8631 / 3233-8633
Rodovia PR 151 KM 288 - Cx. postal 1003
CEP: 84165-700 Castro - PR
abcLab - Unidade Trigo
Tel: +55 42 3700-2950
Rodovia BR 376 KM 499 Colônia Dona Luiza
CEP: 84043-450 Ponta Grossa - PR
Horário de atendimento
segunda à quinta-feira: 7h30 às 12h00 e de 13h00 às 17h30
sexta-feira: 7h30 às 12h00 e de 13h00 às 16h30