Fundação ABC

LABEF (Laboratório de Entomologia e Fitopatologia) criado em 2005 com objetivo de dar suporte a pesquisa nas áreas de Entomologia e Fitopatologia, atualmente também realiza ensaios nas áreas de Nematologia, Sementes e Biologia Molecular.Na área de Entomologia o laboratório realiza a identificação morfológica de insetos, e juntamente com o Laboratório de Biologia Molecular, é possível realizar identificação através de extração de DNA, garantindo maior precisão nos resultados. O laboratório também realiza bioensaios de eficácia de inseticidas e sensibilidade à híbridos em laboratório e casa-de-vegetação.

Na área de Fitopatologia o laboratório realiza diagnose de doenças através do isolamento e identificação morfológica e genética dos patógenos. O laboratório também realiza ensaios de sensibilidade de fungos a fungicidas, eficácia de fungicidas via tratamento de sementes, eficácia de tratamento de sementes com inoculantes e análise microbiológica do solo.

Na área de Nematologia o laboratório realiza a identificação e quantificação de nematoides em amostras de solo e raiz e orientamos no procedimento para coleta de amostras.

Na área de Sementes o laboratório atua nas análises de germinação, vigor (tetrazólio e envelhecimento acelerado), sanidade (blotter test, meio de cultura BDA, Neon e bactérias). As análises de sementes possuem acreditação ISO/NBR 17025, pelo INMETRO. As análises de germinação e vigor não podem ser realizadas em sementes comerciais visto que o laboratório não possui RENASEM.